segunda-feira, 4 de junho de 2007

Dicas a mais

A faculdade anda me tirando um bom tempo pra escrever.

Tive vários e-mails, dos quais me pediam dicas especificas,mas um tanto comuns:

- Tempo de estudo: Eu estudei, sem brincadeira, 2 meses antes do vestibular. Mas foram praticamente 2 meses MESMO. De acordar as 7 da manha e dormir as 3 da manha, estudando direto.
Quando se quer uma coisa precisa de esforço. Sempre fui extremadamente distraída, relaxada e tudo de última hora. Mas quando eu quero, eu me desdobro pra conquistar.
É isto.
O vestibular é o primeiro grande desafio de suas vidas. Grande parte ainda nem começou a trabalhar e o senso de responsabilidade é proxima a zero. Mas no vestibular é que se adquirir força de vontade e senso de praticidade (vamos dizer que é a época de maior indice de miojo e chocolate, mas tá valendo).
Então: estude o que for possível. Qualquer hora de sobra, qualquer tempo vago. No minimo umas 6 a 8 horas por dia. A uns 2 meses aumente pra 10 a 12 horas por dia. Mas nos 2 dias antes:DESCANSE. A cabeça é como um computador (bem melhorado). Não adianta ter um HD lotado e uma memoria ram intupida. Uns 2 dias antes relaxe, faça joguinhos de lógica, treine mais é o seu senso de espaço e de resolução de problemas diários.

- Organização: Bom, eu NUNCA fui organizada... alias, nunca fui, nem nunca serei. Organização demais é uma besteira completa. Acho sim, que vc deve separar o que é pra estudar e o que falta estudar. Mas esta história pra boi dormir de fazer quadrinho de hórarios pra uma matéria a hora é papo e só enrola.
Pra ser sincera: estude, no máximo 2 matérias ao dia, senão vc não terá serenidade pra degustar a máteria, sentir e enteder suas aplicações.A 1 mes do vestibular vc pode embolar.
Mas perto do vestibular só revise. Separe as ultimas semanas pra isto.

- O que estudar: Não sabe a máteria? Dane-se. Faça exercicio, sempre. Não venha com esta historia de que ainda não leu. Aprenda a fazer o movimento inverso: tentar fazer o exercicio... senão acertar, procure a máteria. Mas faça muita,mas muita prova e teste.
E leia muito mais o resumos do que a propria matéria...máteria somente se vc esta com um ano inteiro pela frente. Mesmo assim é perda de tempo.
Praticidade e tudo!

- Mudança de atitude: Não é mais tempo de jogar a culpa nos teus professores de 2 grau. Eles tiveram culpa sim,mas não é por isto que vc tem que colocar toda a sua frustação na tentativa de passar no vestibular.
O vestibular ensina uma coisa muito bacana: Que tudo, absolutamente tudo, só depende de vc e mais ninguem. Não adianta achar que choramigar pelos cantos irá resolver.
Encare de forma mais madura toda esta nova fase.
Isto será de grande utilidade na faculdade. Na faculdade há muita coisa a fazer, e professor de faculdade só te dará atenção se vc for realmente aplicado. Caso contrario, vc só afundará nas notas. Tal como no vestibular. Esta é a visão que vc tem que ter: que isto não é mais uma brincadeira.
Encare de forma madura, e não uma briquinha de egos e frustações.

- Inteligencia: O grande pulo do gato não é quanto vc sabe, mas COMO vc sabe aplicar o que vc sabe. É saber com um clips desarmar uma bomba(rs). É com poucas contas e básicas resolver os abacaxis. Se vc consegue isto, bingo, vc tá feito. Por isto q falo que fazer os exercicios antes de ler a materia vai de dar o grande jogo de cintura. É por ai.

- Livros, como e quais: Sempre os mais finos, de preferencia. Livros muito grossos são os que tem mais "enche linguiça". Finos,curtos e rápidos. Sempre pense nisto: vc não tem tempo a perder. Então agilidade sempre.
E como "gato escaldado tem medo de agua fria", cuidado com livros sem respostas para as perguntas. Eles então são os que mais enrolam, pois tem a pseudo ideia que vc esta sendo acompanhado por um professor (o q muitas vezes nem o proprio sabe a resposta). Pegue sempre os que tem as respostas. Afinal, vc esta estudando sozinho, não adianta achar uma coisa e não saber se a resposta esta certa ou não. Por isto,antes de mais nada: olhe se o livro tem capitulo de respostas, senão procure outro.

- Auto confiança: Se vc quer, vc pode. Pode não ser de primeira, nem de segunda, nem n vezes. Mas saiba que se alguem um dia conseguiu, vc tb consegue... a sua maneira,mas consegue. Invente seu caminho, sua estoria, sua estrada. Que graça tem em seguir cartilhas? Siga teu coração... é o que importa.
Dinheiro,fama ou qualquer coisa externa não te fará mais feliz do que os desafios do caminho e é isto que deve te mover, e não uma ideia pre-concebida.
Mais vale o caminho do que a chegada... vcs veram!

Um grande abraço e espero ter ajudado mais um pouquinho

4 comentários:

Unknown disse...

Oie!
Amei a continuação das dicas.
Continue escrevendo.
B'jus e sucesso.

Anônimo disse...

Oláá! Achei o seu site por acaso
e simplesmente amei... Era exatamente disso que eu tava precisando pra me estimular a estudar. Parabéns mesmo! =)


Eu gostaria de saber se você tem algum site bom para recomendar que me ajudasse a estudar português e geografia...
Pode responder pelos comentários mesmo... =)


Bjãão

Anônimo disse...

Oi!
Continua escrevendo, adoro teu blog! Beijo

Anônimo disse...

Eu tinha me esquecido de quanto algumas destas coisas são importantes.
A questão do desafio, de vc seguir sua própria estrada. Eu pensava em tudo isso antes de prestar vestibular até sofrer uma lavagem cerebral de professores.
Obrigado por me lembrar que eu ainda sou uma pessoa ;-D