terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Dicas infaliveis para passar no vestibular

Pessoal


Como eu sou boazinha, e tb já passei em 2 federais, estou postando dicas infaliveis pro vestibular. Muitos de vcs conhecem, outras coisas não.

Isto foi o que eu aprendi, sozinha, sem cursinho, vindo de escola publica, que não tinha nem professor de quimica nem fisica, sem dinheiro pra comprar livros,com somente 2 meses pra estudar, mas dotada de uma teimosia incomensuravel e uma vontade imensa de passar no vestibular.Muitas horas de estudo e mais de 1000 folhas de oficio gastas entre calculos e resumos.Aprendi muito, e agradeço ao vestibular, que por ser tão penoso, me fez
descobrir que posso ser uma pessoa concentrada e calma nas horas que preciso.

Espero que aprendam o mesmo com todas estas dicas.

Esqueça o manual do candidato. Leia tudo isto e vc verá que não precisa de nada a mais que sua esperteza.

O texto é meio longo,mas para os vestibulandos será a gloria, pq tb passei por isto, por isto escrevi com muito carinho (nada de ctrl+c e ctrl+v... eu mesma que escrevi,cada letrinha!).

Lista de dicas e muitas:


1- Vc não nasceu sabendo: Tem gente que acha que só quem tem QI alto é que passa no vestibular. Vc sabia que quem tem QI alto tb não nasceu sabendo? E mais: QI alto é só sinal que vc associa as coisas mais rapido, e só! E quem faz calculo rapido é a calculadora, hoje em dia o que se precisa é ideias e ousadia, calculos deixem pro computador ou com calculadoras do 1,99. Tenha uma QE (que eu chamo docemente de: questão de esperteza) bem alto. Jogo de cintura, e saiba: Se outra pessoa pode, vc tb pode. São todos humanos,não é! então vc tb chega, pode demorar mais tempo mas se vc quer,vc chega.


2- O que vc realmente quer?: Já vi gente dividida entre veterinaria,moda e turismo...Pelo amor de Deus, saiba o que quer, pesquise sobre a area,busque curiosidades, veja se daqui a 10 anos vc vai estar feliz nela, ou trancado dentro de uma sala sendo somente maquina de fabricar dinheiro. A vida é só uma! Não jogue fora a unica chance que vc tem de ser feliz. Já perdemos muito tempo com pessoas erradas,em lugares errados. Se ainda vc perder mais tempo
com a profissão errada é burrice!


3- Estude o professor que fez a prova: Exatamente isto! Sabia que na prova da UFLA de dois anos diferente caiu exatamente a mesma questão em fisica? Aposto que não. Pois bem, esta dica é a que mais ajuda a passar no vestibular: Estude as provas da faculdade que vc vai fazer. Em geral, pegue dos 3 ultimos anos. Normalmente os professores não mudam muito. As "pegadinhas" e materias preferidas vc vai notando conforme for lendo. Exemplos: UFLA em matematica sempre cai função exponencial, na UFV em fisica sempre cai eletromagnetismo,
na UFJF sempre em fisica cai fisica moderna, com a formula E=h.v .
Faça as provas, e vc vai sempre notar tendencias basicas, até mesmo na forma como se
redige a pergunta vc vai notar quando é um professor ou outro.


4- Faça esquema de guerra: Literalmente vc esta numa guerra, com o vestibular e consigo mesmo, tentando aprender trilhões de informações ao mesmo tempo.Mas vc tem que saber as prioridades, senão vc estuda o que não precisa. Otimização de tempo é a ordem. Este esquema mata qualquer vestibular, então

LEIA COM ATENÇÃO REDOBRADA ISTO AQUI:

- Pegue uma folha de papel oficio pra cada materia- Divida em 2 colunas, no topo de cada uma escreva: Prova de multipla escolha e na outra Prova dissertativa
- Vá na pagina da sua faculdade e pegue os ultimos 3 anos
- Divida a folha pelos anos das provas
- Leia a prova com cuidado e anote na coluna devida o assunto. Exemplo: Na prova de multipla escolha caiu sobre a morte de Getulio, vc irá escrever Getulismo na coluna da prova de multipla escolha.
- Faça isto com totas as provas que puder e com todas as materias


O que vc vai notar é algo peculiar: A maioria das materias repete. E mais, em 80% dos casos, o que cai em uma não cai na outra. E mais: Vc saberá de antemão quais as reais materias que caem. Não ajuda? É claro! Agora vc só perde tempo nas verdadeiras materias e não naquele bando de engodo que tá no manual do candidato! Quer coisa melhor? Se sua prova tive diferença de dias entre a aberta e a fechada, será melhor ainda, vc já descarta o que não precisa e terá
uma visao privilegiada do que vai cair! Vc vai notar o ritmo das provas, vai entender a cabeça do professor, e mais: vai escrever como ele quer, e não como o livro diz!

E melhor ainda: saberá o nivel de dificuldade! Eles, em geral puxam numa materia na prova fechada, e puxam em outra na prova aberta. Isto é só pra confundir o candidato! Vc faz a primeira prova, acha que não sabe m*** nenhuma daquela materia, estuda pacas, pra na segunda prova eles afrouxarem naquela e puxarem em outra. Sacou a esperteza? vendo este bioritmo das provas, vc notaram quando e como eles fazem isto.


5- Se não souber como fazer o problema: Ou passe pra outro problema, ou DURMA.
Isto mesmo, um estudo norte-americano comprovou que quem le um problema e dorme, depois consegue resolver muito mais rapido


6- Quando o corpo não funciona, a mente padece:

Sono:

Nada de ficar dormindo só 4 horas ao dia,tomando litros de café e coca. Não adianta pq vc não aprende.Durma de 6 a 8 horas. Tá mais do que otimo. Ajuste seu ritmo, o meu por exemplo é dormir 1 da manhã e acordar as 7 e meia. Não preciso de coca-cola e café. E tinha o dia inteiro bem alerta e concentrada.

Comida:

Coma mais sal do que doce. Doce te relaxa, e te deixa com sono. Mais comida salgada e bastante agua de preferencia gelada, que tb desperta.
Guaraná é otimo em vitaminas pela manhã, tem um dose de cafeina, e te deixa
bem mais disposto.
Coma bem,mas pouco. Nada de abarrotar o estomago. Vc muito tempo sentado vai pressionando o estomago, dando enjoou e atrasando a digestão,alem de dar sono. Coma bastante cenoura e beterraba, elas ajudam na memoria, contem ferro e vitamina C, que ajuda a vc tb não adoecer de tanto estudar.
Além disto lembre-se: pré vestibular em geral sempre engorda, cuidado!
Só use o chocolate meio amargo no dia da prova. O corpo acostuma e se vc comer muitas vezes antes, no grande dia não surtirá efeito. E se vc toma muito café, o chocolate não fará nenhum efeito. Corte a cafeina em tudo que for possivel.
Use da cafeina apenas na hora da prova, ai ela surtira efeito.

Fisico:

Faça alongamento depois de 5 horas sentado. Se souber yoga, melhor.
Principalmente lombar,pescoço e mãos. Vc quer passar no vestibular e não se matar!

Não façam besteiras, eu mesma paguei um preço altissimo: Quase todo dia com vomitos, inicio de purpura, alem de uma quase ulcera gastrica.Dores de cabeça, desmaios tb foram constantes. Não quero que aconteça com vcs o que eu tive!

7- Tire malas do seu caminho: Sabe aquele Zé ruela que semre vem falando "nossa, as provas são terriveis" ou "eu não vou conseguir passar" ou pior ainda: gente que se acha o F***, tipo: "eu vou passar mole" ou que fica se gabando de que conseguiu fazer um problema que vc não conseguiu,esnobe.
Afaste-se!
Eu perdi um vestibular só por causa de pessoas que me colocaram pra baixo e prepotentes.
Isto é muito serio! Cuidado redobrado!Só fique do lado de gente que tenha pensamento positivo, mesmo que não seja muito boa no assunto, vc consegue evoluir com elas.

8- Fez resumo? Faça resumo do resumo: Depois de todo aquele esquema q eu ensine, o resumo de cada materia tem que caber em só um lado de uma folha de papel oficio. Isto mesmo, só! Não consegue? Releia, tire coisas que vc vai ser lembrar se lembrar da situação. Eu consegui resumir revolução francesa em 4 linhas, com letras grandes! Lembre-se: Sua memoria será sempre mais visual do que de texto. Tem que ser visivel, marcante. Alem de te ajudar e muito nas provas discursivas, pois vc irá precisar de resumir!

9- Musica e cores: Esta dica é tiro e queda! Quando vc fizer um resumo,principalmente formulas de matematica e fisica, anota com caneta colorida. Uma cor pra cada formula. O cerebro trabalha por metodos de associação, vc associando uma cor a formula, é bem mais facil vc lembrar.Lembre-se: 90% da informação que vc capta vem da visão.
A segunda forma é a musica. Não, não é musica de formulazinha, pra uns resolve,mas em geral não.
Faça o seguinte: Pegue umas 25 musicas que vc adora(se puder ser um cd fresquinho, que vc ainda não tenha ouvido é melhor), que te deixa muito feliz.
Pegou? Beleza. Destas 25 separe igualmente para as materias. Agora, enquanto vc estuda, coloca a musica, baixo mas que de pra vc ouvir, deixando ela repetir até vc ter ansia de vomito...rs... Pode ser que no começo vc se desconcentre,mas não liga, é assim mesmo. Na prova vc se lembrando de parte da musica vc se lembra do que estava fazendo, e consequentemente do que esta escrito. Entendeu? Cerebro é associação!!!!

10- Porque? Por que? Por quê? porquê?: Não aceitei nada sem antes perguntar. Se tiver professor pra perguntar, otimo. Senão, se conteste, entenda o porque das coisas. Não coma somente a materia. Tenho uma amiga que quase pirou de tanto que eu pergunto...rs... (Flavinha merece premio nobel da paz por me aguentar...rs).

11- Leu mal e escreveu se f***: Nada de sair marcando direto. Leia a pergunta, pense, e uma dica arrasadora: Leia toda as perguntas da materia.
Porque?
Simples, como o professor as vezes faz umas 2 a 3 perguntas, às vezes até a prova inteira, em geral,ele ainda esta com mesmo assunto na cabeça, e ele te dá uma dica em outra questão. Captou a agilidade?

12-Not calculadora,not computador: Vc vai ter calculadora na prova? Claro que não! Então porque diabos vcs cismam de fazer todos os calculos com ela quando estudam, hein? Se acostumem a fazer tudo na mão, todos os calculos, principalmente divisão e multiplicação. Parece besteira,mas 80% dos erros em matematica são desse "erros sem importancia". Uma dica muito legal é pegar na net joguinhos on-line de multiplicação e divisão. Vc vai me dizer: Ora, eu ser fazer multipicação simples? Eu sei, mas vestibular é rapidez e precisão. Os joguinhos com tempo te deixam muito mais espertos nos calculos.

13-Tudo em um só lugar: Nada de escrever em milhares de papeis. Faça um bloco,pequeno, com todo o resumo de tudo. Pode ter no maximo 8 folhas. Grampeie elas. Leve para biblioteca, cursinho,computador, banheiro...sei lá... eu já levei até pra ler na hora do almoço! E faça um resumo maior em fichas, igual aquelas de telefone, com numero e cor pra cada materia. Vai te ajudar com certeza.

14- Não crie inimigos: É uma besteira solene esta história que o concorrente é inimigo! Pelo amor de Deus, vcs estam ficando doidos? Eu, em curitiba, já vi gente parar na delegacia pq eram de cursinhos diferentes. Sei que muito de vcs já estão a anos tentando passar e nada, mas o outro tb!Pense na angustia dele... é tão grande quanto a sua! Faça do outro um amigo e que entre o mais capaz. Só! Nada de criar esta besteira. O outro tb não quer vc,mas quem sabe vcs 2 não entrem? A união faz a força! Estude com gente da mesma area, vc só tem a multiplicar seus conhecimentos e amizades, pq na faculdade vc vai ver que besteira foi vc brigar tanto com o teu colega.

15- Exercite mais do que leia: As pessoas acham que tem que ler a materia e só depois fazem o exercicio. Faça o contrario: Tente fazer qualquer exercicio, se mesmo com todos os recursos que vc tem vc não conseguir, ai procure. Vc vai descobrir que precisa saber menos do que pensa pra sair de certas situações.

Dicas sobre cada materia:


Redação: Ando vendo um monte de gente tremendo em matematica e fisica,mas quando vai fazer tira nota boa,mas quando vai fazer redação é um desastre!
Muitos, eu vi, nem fazem. Simplesmente pq não sabem organizar a redação! Passam o ano inteiro estudando pra fisica e matematica, e não sabem dissertar.
Alias, bons pontos na prova aberta depende de uma boa escrita e letra legivel! Em todas as materias!
Imagina o professor tendo que ler uma prova mal escrita, p*** porque tem que corrigir mais umas 300 provas e se esforçando pra entender o que vc escreveu! Nossa, eu arremessava longe! Letra legivel e bonita sempre.
Uma super dica pra redação: Faça poesia! Vc me diz: Bolas, sou homem macho e
não sei escrever nada de poema romantico....Quem te disse que poema é só romantico? Escreva sobre politica, religião, futebol,mas escreva poemas.
Por que?
Simples, poemas tem dão a noção de resumo, organização e fluencia do texto. Não dá pra vc começa o poema esculhambando alguem do nada. E os versos te dão maior flexibilidade. Quando vc for reler, vc pode trocar de ordem, estará na tua cara o que tá errado, será só o trabalho de tirar ou trocar.Entendeu???

Português e Literatura: Tomando de toda a sinceridade que meu ser dispoem: Só cai interpretação! Literatura é só pegar resumo que os professores fazem. Pode ter uma coisa aqui e ali,mas o peso MESMO é interpretação. Mas Leia com muiiiiita atenção! Eles amam pegar todo mundo que lê rapido. Separe o maior tempo da prova pra português. Leia os resumos dos livros e a epoca literaria do livro,e em principal a biografia!!!. Exemplo: Camões perdeu um olho, a mulher que ele amava morreu no naufragio, nasceu e morreu miseravel. O que vc queria dele? Versos alegres? Poupe-me! Entendeu? Só isto!


Fisica: Por maior paixão que eu tenha, fisica é realmente chatinha! Mas como tudo tem solução, direi umas dicas basicas:

- Muito cuidado com as medidas! Muita gente sai multiplicando até a mãe se bobear, sem saber o que vai dar no final, não sabendo se é aceleração ou volume que deu no final!

- Entenda o conceito: Muitas provas, inclusive Fuvest entre outras, estão cobrando mais conceito do que calculo mesmo. Entenda do assunto! Fisicos amam que vc explique e não faça só calculo. Escreva na prova aberta, explique muito bem o que quer dizer o x ou y... eles não teram o menos saco de para pra te entender. Faça ser entendido!(dica de Flavia)

- Formulas, saiba as basicas. Por exemplo: Pra que eu preciso saber a formula da distancia, se com a da velocidade e a de torricelli eu chego no mesmo lugar? Resuma sua vida! Sua hd cerebral já tá superlotada, vc ainda vai encher com coisas que não precisa?

* - Dica IMPORTANTISSIMA: quando escrever as formulas, não escreva somente as letras,mas sim o que é cada coisa. Vai chegar horas que vc não vai saber o que significa a letra. Melhor mesmo é escrever a formula toda "corrida",pelo menos no resumo.

- Faça quantos esquemas forem precisos,mas saiba: muitas provas não te daram espaço, então vc terá que ser otimo em imaginação.

Tirando o IME/ITA (que não é tão bicho de 11 cabeças,calma e concentração matam qualquer prova), o resto não fará coisas de extrema dificuldade, mesmo pq o indice de candidato/vaga das federais não estão tão altos quanto anos anteriores.

-Cuidado nos calculos basicos! A gente erra mais numa multiplicação ou soma errada do que a propria formula. Se tiver tempo faça a prova real!

----- E brinque, mas brinque muito com a fisica! Faça as contas de qual é a quantidade de movimento que o teu professor mais chato vai ter quando cair do 15 andar,queime seus dedos quando coloca um arame ligando dos polos de uma pilha,faça sua samabaia de fio-terra do computador, acabe com a cozinha da sua mãe com as experiencias. Fisica é brincar com as melhores coisas da vida.


Geografia: Vc nota que a materia em voga do jornal nacional e outros é o aquecimento global? Bem, se não repararam, começem! A geografia, em geral tá tratando de assuntos atuais, principalmente em relação a natureza. A não ser que a prova é de algum professor FDP que queria ser professor de historia mas não deu; em geral é só vc procurar saber o que esta acontecendo no planeta. As questões economicas até vai,mas é tão pé-com-bola, que nem precisa olhar.É relação de quase feedback negativo: um demais, outro de menos...e assim por
diante.Só pensar na relação nordestino-São paulo e vc mata toda a prova.


História: Tudo que começa por guerra termina desastrosamente. Politica do "começa mal, termina pior". Vide todas as guerras! Exemplo: Guerra franco prussiana, a França ficou "ofendida" com uma carta Prússia, foi defender sua moral, terminou perdendo a região de alsacia-lorrena. Segunda guerra mundial: A alemanha foi se vingar por causa da primeira guerra e terminou arrasada e arrasando meio mundo. Entenderam? Resumidamente história é um querendo ferrar o outro! Sem menor rodeio digo que se vc ficar lendo muito tempo historia vai
acabar achando que um é o repeteco do outro. E é! Infelizmente nossa humanidade só se resume guerras, propostas socio-economicas pra ferrar e tirar proveito do outro. Quando vc dissertar sobre historia, tenha em mente sempre isto.


Matematica: Quase ninguem gosta,mas quase ninguem sabe o quão facil ela é.

Dica basica: Nas areas exatas sempre tem mais de uma saida pra um problema. Quando pegar um problema pra estudar,faça de 2 formas: de uma forma resolva com as formulas, e outra tente resolver sem as formulas. Tenho certeza que vai arranjar outro caminho! Assim quando vc chegar na prova saberá que pelo menos uma das maneiras de resolver vc vai se lembrar.

E regra de 3!!! Santa regra de 3, ela te salva de tudo, até de mulher brava!...rsrs Tudo mesmo!!! Use e abuse dela, é teu anjo de guarda!


Geometria: Conhece triagulo retangulo? Tem certeza? Absoluta? Bem mesmo? Vc vai precisar. E muito!!!! Metade das provas de matematica se basea em geometria, e nada mais que triangulo retangulo! Tudo que vc ver na prova de geometria, de graficos até solidos se resolve com triangulo retangulo. Tente!
Duvido que vc não consiga! Saiba tb o circulo (area e circunferencia). A mistura destes 2 resolvem o mundo!!! Salva fisica (graficos, planos inclinados e movimento circular), geografia (graficos), matematica (graficos de funções).
Absolutamente é Deus no céu, e a distância dele pra vc por triangulo retangulo na terra!


Biologia: Posso te dizer, mesmo eu fechando 2 provas de federal seguidas, biologia pra mim é a pior. Não pela biologia em si,mas a cacetada de nome que vc tem que decorar. Não é facil mesmo. É tanto nome que vc acha que esta falando outra lingua (e no final esta mesmo!). Mas tem algumas coisas que facilitam e muito.

A principal delas é o desenho! Nada de decorar em quem o ribossomo esta, ou que pra que raio serve o timo. Veja, tudo que é tipo de desenho. Em biologia o que vale são os desenhos e organogramas(esquema em quadradinho). Procure no google figuras e tudo que puder.

E principal: não se prenda ao basico! Vá alem. Leia sobre doenças no figado se estiver estudando
ele, ou leia que a ferrugem que dá nas plantas é combatida com mistura de alho e rolo de fumo. Enfim, tenha bagagem. O que vale na prova aberta de biologia é BAGAGEM. Inclusive pra enrolar fica mais facil!


Quimica: Eu não tive professor de quimica na escola(escola publica né, se tiver escola já é muito... :-( ... ), mesmo assim, 15 dias antes do vestibular, começei a ler o livro de quimica do segundo ano, fazendo os exercicios. Pro meu espanto: acertei 12 de 15 questões. Somente lendo o segundo livro! Em quimica o que pesa mais são os calculos estequiometrico. Não se assuste com o nome, em resumo é regra de 3 mesmo. Só! Sabendo reconhecer algumas funções quimicas (começo do livro de 3 ano) e isomeria,vc fecha a prova.

Lingua estrangeira: Vc já teve que preencher formularios na net em
inglês/espanhol/francês? Bem,vou te contar um segredo: andar na net, sem medo de entrar em sites estrangeiros te dá uma bagagem imensa!Assine boletins informativos por e-mail de outras linguas, arranje um bom tradutor on-line e faça associações. Tem sites que ensinam, todas as linguas, até chines eu já fiz! Além de vc aprender, vc dificilmente terá qualquer doença cerebral, dizem os medicos...:-)



Alem do mais: Faça do estudo um prazer. Dificil isto? Não, não é mesmo. Separe um pequeno tempo para pesquisar curiosidades,contos e biografias dos cientistas e autores. Te refresca a cuca, e vc vai ver que a maioria do pessoal que a gente estuda ralou muito e muita das vezes foi gente simples, que o unico feito foi ser genial na simplicidade e humildade. As coisas são
simples, só que as pessoas tem preguiça de pensar. Então pare e pense... Vc ainda tem uma vida inteira pela frente para descobrir um mundo de coisas!


VC SEMPRE PODE FAZER TUDO SOZINHO!!! Cursinho não garante nada. É SÓ VC!

Boa sorte a todos nós!!!!

33 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas suas dicas, adorei, ajudam e muito.
Parabénss! por todas elas e Parabénss também pelos vestibulares que passou.
Agora uma perguntinha, você estudou química apenas 15 dias antes do vestibular? Sem professor e ninguém p/ tirar suas dúvidas?

Poderia responder aqui nos comentários mesmo, passarei mais vezes.

Obrigada por nos ajudar, passando um pouco do que aprendeu p/ nós!
Ótimo Ano Novo! Sucesso!

Beijos.

Andarilha das esferas disse...

Anna
Foi sim. Parece conto de pescador,mas tenho minha mãe que não me deixa mentir. Foi exatamente 15 dias antes. Nunca tive professor de quimica. E fisica tb, aconteceu o mesmo. Peguei o livro dos 3 anos da beatriz alvarenga(não é excelente, recomendo outros que eu estudei na biblioteca, mande teu e-mail que te passo os nomes) e estudei em 20 dias. Este foi recorde, pq foram quase 600 folhas! Biologia que eu demorei quase um mes, revesando com fisica.
Nunca tive professor particular, nem luxo nenhum! É esforço mesmo. Espero realmente ter te ajudado.
Qualquer coisa me mande e-mail: joannat_brasil@hotmail.com
Abraços

Mazza disse...

PO...Parabéns, mt interessantes suas dicas...vestibular eh F*** mas eh algo superável...vlw

Anônimo disse...

Nossa!
Eu nem sei por onde começar.Do nada, achei seu blog na internet e resolvi xeretar. E juro que não imaginava que eu iria ler tudo que eu estava PRECISANDO ler.
Até parece que você foi um anjo haha deixa eu explicar.
Fiz um ano de cursinho. Mas de uma maneira muito sistemática, entende? Segui direitinho, li todos os livros...mas não foi suficiente. Como eu quero medicina, parece que nada é suficiente :B
Enfim, descobri que eu não passei na faculdade que eu queria e blá blá. Estava mal. Mal mesmo. Deprimida e me sentindo a pior pessoa do mundo. Sabe como é, nesse momento aparecem milhões de pessoas te colocando para baixo e dizendo baixinho: 'Nossa, estudou tanto e não passou...'
Você entende? Eu estudei de um jeito errado e só agora eu consigo ver isso.

Enfim, eu não gostaria de estar enchendo você com o meu drama-pós-resultado-do-vestibular; eu só queria dizer o quanto foi importante eu ler as coisas que você escreveu aqui, como isso me mostrou um outro jeito de ver as coisas...e mais: esse ano eu passo (espero!)

Beijos e obrigada :}
E parabéns por ser organizada e esperta! (:

Andarilha das esferas disse...

Oi ana paula
Poxa, deixa seu e-mal, ou me mande e-mail: joannat_brasil@hotmail.com.
Vc não sabe o quanto me deixa feliz ler que eu ajudei alguem! Sinceramente ganhei meu dia!!!
Eu sei como é, tb não passei em alguns vestibulares, e já chorei muito. Compreendo e sou feliz por te ajudar, pq nestas horas só a palavra de quem já passou por isto é que vale!
Não desista, eu passei por 8 vestibulares, só agora, fazendo assim, eu passei em 2 na mesma tacada!
Medicina é dificil, mas capta uma coisinha: Estude sobre o que vc mais gosta e o q mais vc precisa: Biologia e quimica. Existe curiosidades muito interessantes q te ajudam ( e muiiiiito ) na hora de fazer uma prova.
Em terra de vestibulando, qem faz tudo certinho é bicho-preguiça. Só entra quem tem macete,viu!
Já dizia Einstein: "a imaginação é melhor que o saber"... E ele esta certiiiiiiissimo. Use e abuse dela ok
Qq coisa,estou ai pra bater um papo com vc e te ajudar no que for preciso,ok
Bjao a todos

Anônimo disse...

Vi em alguma comunidade do Orkut ou coisa assim o seu blog e achei super legal, boas as suas dicas...
Até consegui passar em 3 federais aqui do Rio e tal, mas agora descobri que fiz a escolha errada (farmacia) e que a certa, o que eu seria feliz, seria Engenharia... Só que eu sempre tive medo de matematica e fisica (quimica eu gosto mto, quero ate que seja engenharia quimica)... Mas com suas dicas me deu ate mais conforto de tentar denovo (é mto massante tentar denovo jah tendo passado em federal... dá um desespero que vc nem imagina)... Mas sei que so seria feliz se tentar Engenharia mesmo, e vou correr ao maximo atras da fisica e matematica que sempre foram os meus pesadelos, mas que eu gosto mto (incoerente nao?)...
Brigado por tudo...
Bjus

Talita Sayuri disse...

Parabéns pela vontade de escrever tudo isso simplesmente para ajudar os vestibulandos!
Tenho certeza q tds agradecem :]

Unknown disse...

Muito obrigada por essa dicas.
Vou prestar vestibular esse ano de 2007, tô super nervosa... mas com essas suas dicas já sei de onde começar.
Você não deve ter noção de quanto está me ajudando.
Te add no msn, pq tem o seu email aí em cima.
Te algum problema???
B'jus.

Anônimo disse...

Nossa, adorei este blog!
Estava fuçando no orkut... em alguma comunidade sobre vestibular.. e voce tinha comentado acho em algum topico! ai entrei aqui normal... e amei!
eu sou uma pessoa com muita vontade mesmo de passar no vestibular! e tambem nao acho uma coisa impossivel nao... apesar de ser dificil!
Eu adicionei você no msn... tem algum problema?!
este ano eu entro no 3.. e alem dos livros da minha escola... queria mais outros..mas soh de exatas.. nao de explicaçoes.. mas sim de exercicios! bastante..bastane!! voce me recomenda algum?! por isso te peguei no msn ta?!
beijos! e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

nossa sou seu fã de carteirinha....
puts sem noção como suas dicas estão ajudando....
ah e te add no msn espero q naum tenha problema???
obrigado por tudo.
bjus

Anônimo disse...

Essas dicas tão sendo muito úteis pra mim. Eu já tava sem ânimo pra estudar e quando achei o blog tomei fôlego!
Valeu mesmo!!

Anônimo disse...

Nossa....mt bom seu blog...li ele td ja....vo procurar fazer tds as dicas q vc falou....To no msm caso da Marilia.....tava ja td pra baixo...pq minhas aulas começam semana q vem....li seu blog....ja to ate procurando as provas dos anos anteriores das Universidades q eu quero faze.... Parabens msm pelo seu blog....vo passa ele para meus amigos(q estiverem realmente interessados em passa no vestiba)!!!

Fuiz... Parabens novamente...me ajudou pakas!!

Anônimo disse...

Parabéns pelas dicas, e também por ter passado em duas federais!! Fiquei bastante animado com o que li aqui, e se Deus quiser vou conseguir passar no vestibular! Prometo que volto aqui pra dar o resultado...

Anônimo disse...

Mto bom...
mto bom msmmm..

Anônimo disse...

nossa.. eu simplismente adorei seu blog!!... mto obrigada por compartihar suas experiencias q deram certo .. com a gente!! vai ajudar mtas pessoas.. incusive a mim :D hahaha ::D:D:.. eu sempre soube q vest nao era algo tao do mal.. mas tive a certeza qdo prestei ano passado.. mas.. de qlq forma... mto obrigada :)

Anônimo disse...

bemmm biologia é a melhor de todas as matérias pelo menos pra mim. Estudar com musica naum sei naum, eu so lembro da musica depois, da matéria q é bom!!!!meu cérebro é fodha. Belas dicas eu naum ia fazer vestibular de novo este ano, mas quando li esse blog me deu muita força pra continuar, agora fikei com a acorda toda!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog. Me animou bastante a estudar.
Você pode me indicar que sites têm os joguinhos de multiplicação e divisão?
Obrigada.

amandakicke@gmail.com

Unknown disse...

Parabéns pelo blog! Ótimas dicas.

Anônimo disse...

Mutio bom o blog
Li muito pouco do seu blog
mas que eu li me ajudou bastante
pois passei no vestibular!!!!!

drih³³ disse...

nossaa..
sabe esse ano vou fazer 3° ano e faço e o curso tecnico junto.. ou seja estudo das 7 da manha ate as 5 da tarde..=/ pois eh ..
e estava querendo muiiiitoo estudar pro vest..
e tava pensandu akii como vou me organizar e pegar as materias no pouco tempo q me sobraa...
ai achei esse blog..
e confesso vai salvar minha vida esse ano...
e acho q estudadu um pouco desde o inicio do ano vai ser mais folgado...
ou sejaa!!

MUito obrigadaa!!

ajudou muitOOOoo msmO!!!

Anônimo disse...

Oi!

Eu tenho 16 anos e acabo d iniciar a terceira série do ensino médio,estudei durante o ensino fudamental e o primeiro ano em escola pública.No início era muito estudiosa,mas só no início mesmo,depois fui me desligando da escola.Ano passado comecei a estudar em uma escola particular onde só havia na sala 9 alunos! Mesmo assim não foi tão fácil acompanhar as matérias,tendo em vista que não possuo facilidade em exatas.Não sabe como gostaria de compreendê-las.Já em Lingua portuguesa e redação sempre me dei bem,mesmo não estudando tanto!
Agora estou me dedicando muito mais a escola,espero conseguir estudar assim até o final do ano.Estou com uma enorme vontade de passar no vestibular.É a minha meta a alcançar...O que mais quero na vida agora!
Meu maior objetivo.Desejo passar no curso de direito e é claro de uma Federal!
As suas dicas foram ótimas e vou tentar seguí-las...
Preciso de conselhos seu!
Me ajude!

Anônimo disse...

olá, me chamo Priscila de Rio Branco no estado do Acre, li suas dicas e achei muito interessante, tenho 21 anos e so agora to pensando em fazer uma faculdade depois de ter lido seu artigo. pois como eu estudei em escola publica também sem muita mordomia, nao acho que aprendi muita coisa e sempre me achei imcapaz de passar na federal ja que nao posso fazer particular, mas esse macete seu é bem interessante, obrigada poisagora tto muito empolgada e acho que dessa vez vai!!
Valeu

Israel Gollino Bin disse...

é estranhu pq além de ler seu blog por acaso e ele ter caindo como se tivesse sido feito para mim, os comentarios dos outros tbm pareciam ser meus, estamos todos no mesmo barco, e seu blog ajudou muito ,
brigadoa,
bjs

Anônimo disse...

Nossa adorei seu blog!!!Estava numa neura por que vou fazer vestibular em novembro.Mas com suas dicas estou mais tranquila.Imprimi tudinhuuuuuu qndo me vejo apurada em algum sentido vou la diréto.Mas estou com uma puts dificuldade de encontrar as provas dos anos anteriores da faculdade que vou cursar (unopar_Turismo)
Beijos e Parabens
Mais dicas...
Estou aceitandoooo!!!
anapaulavieira.net@hotmail.com

D.Teodoro disse...

Nossa não sei nem por onde começar!!
Vc é um exemplo pra mim,tenho 26 anos e meu sonho e fazer medicina.
Como sempre estudei em escola publica td mundo me fala q é dificil,q é melhor eu partir pra outra!
Mas vendo suas dicas e seu depoimento fiquei animada,vou seguir suas dicas e prestar meu vestibular tão sonhado pra MEDICINA simmmmm!!!
Puxa vida querida,mto obrigada pelas suas dicas valiosas!!
Um gde bjo

SONIA MARIA DELLALIBERA
obs:
te add no msn..tem algum problema???
:)
bjos

Anônimo disse...

Nossa to impressionadaaa com issso tudooo vô pra o 3º mas naum vo fazer vest esse anoo... mas não queroo dexa pra ultima hora. ao contrario de vc sempre estudei em colegio particular e não queria estar numa facul particulaar
chegaa nee?
sem dizé que eh mtoooo caroo

e o curso quue eu queroo [até o momento] não tem na minha cidade.. vo ver como fica...

adorei suas dicas tá me dando apoio pra estudar...

Boaa sorteee na suaa vidaa!!!


Bejos


Renata Kelly.

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo texto!
Vou reler depois!
Vou começar a estudar para o vestibular da UFPE, to catando umas dicas pela NET e essa sua me chamou a atenção, é simples e direta!

Vlw mesmo! T+ Abraços! ^^

camila disse...

amei seu blog! faço ciencias biologicas e pretendo passar para medicina. aproveitarei suas dicas para um estudo! obrigada

camila disse...

amei seu blog! faço ciencias biologicas e pretendo passar para medicina. aproveitarei suas dicas para um estudo! obrigada

camila disse...

amei seu blog! faço ciencias biologicas e pretendo passar para medicina. aproveitarei suas dicas para um estudo! obrigada

camila disse...

amei seu blog! faço ciencias biologicas e pretendo passar para medicina. aproveitarei suas dicas para um estudo! obrigada

camila disse...

amei seu blog! faço ciencias biologicas e pretendo passar para medicina. aproveitarei suas dicas para um estudo! obrigada

camila disse...

amei seu blog! faço ciencias biologicas e pretendo passar para medicina. aproveitarei suas dicas para um estudo! obrigada